Por acaso você está buscando atrair os clientes certos para vender, porque os clientes que estão te aparecendo são pessoas que não valorizam o seu trabalho e ainda reclamam do seu preço?
Se você se identificou com essa situação e está se sentindo desesperada por não saber o que exatamente está errado e como você pode melhorar isso. Continua neste post, porque nele eu vou te explicar exatamente como você faz para atrair clientes para o seu negócio no Instagram.
E não será qualquer cliente, é o cliente certo para você ser bem paga e valorizada.
Onde está o erro?
Eu já vou ser direta na resposta: no seu posicionamento no Instagram.
Quando uma empreendedora começa a se posicionar nas redes sociais para usar a mesma como meio de divulgação, a grande maioria começa sozinha e sem muito conhecimento.
Algumas com uma certa sorte, mesmo sem muito conhecimento conseguem ter resultados. Chegam a vender por um certo tempo e durante a sua jornada, imprevistos acontecem e nisso as vendas começam a cair.
O que gera um desespero gigante nessas empreendedoras, por não saberem os motivos que estão levando as vendas caírem. E nesse medo de falir o negócio e ficar sem vender, muitas empreendedoras começam a ofertar desesperadamente promoções para conseguir vender a qualquer custo.
O que só piora a situação não é verdade?
Os clientes não compram e ainda reclamam do preço.
Isso acontece porque
1. Você não tem clareza de quem realmente é o seu cliente ideal
Quando você não tem uma clareza mínima de quem é o seu cliente e principalmente não sabe quais são as dores, desejos, dificuldades e dúvidas. Você não consegue se comunicar com ele de uma forma assertiva.
Você provavelmente vai compartilhar conteúdos de acordo com aquilo que você acha que o seu cliente quer, muitas vezes você fala de uma forma mais técnica sobre o seu trabalho e com isso não gera nele nenhum desejo de querer comprar de você.
2. O seu perfil no Instagram não deixa claro qual é a sua transformação na vida dela
As pessoas quando vão comprar elas não estão realmente se importando com o seu produto. Elas querem saber quem é você, porque precisam sentir confiança para comprar e saber se o seu produto vai resolver o problema delas.
Só isso.
E quando elas estão te acompanhando no seu Instagram, se isso não fica claro para elas é bem provável que elas não percebam valor no seu trabalho, não comprem e se você investe em tráfego pago você está jogando dinheiro fora porque elas vão deixar de te seguir.
3. Você provavelmente não está conseguindo comunicar com o seu cliente através dos seus conteúdos no que ele realmente quer
Como eu disse anteriormente, no momento que você não tem o mínimo de clareza sobre quem é o seu cliente. Será muito difícil você comunicar com ele falando sobre o que realmente ele tem interesse e busca.
Você também não consegue fazer ele perceber o valor do seu trabalho, quebrar antecipadamente as objeções que ele tem e muito menos gerar desejo nele para comprar.
E tudo isso envolve a forma como você se posiciona no Instagram.
Como melhorar o seu posicionamento
Para ajudar você a conseguir melhorar o seu posicionamento para atrair os clientes, ser valorizada e bem paga. Eu vou te passar exatamente os 3 passos que eu trabalho na minha consultoria com as minhas alunas.
Vamos começar?
1. Identificar de forma bem específica pelo menos uma dúvida do seu cliente
Eu sei que o seu serviço e/ou produto consegue ajudar o seu cliente de várias formas e é bem provável que você também tenha bastante conhecimento para ajudar.
Mas quando você tenta fazer tudo isso ao mesmo tempo, é certeza que você ficará perdida sem saber o que postar de conteúdo. Para que isso não aconteça, comece identificando pelo menos um desejo do seu persona.
Porque quando você identifica esse desejo, você consegue identificar os motivos pelos quais ela não está conseguindo esse resultado. Com isso você consegue criar conteúdos mostrando exatamente qual é o problema e qual é a solução.
Exemplo:
Muitas das minhas alunas de consultoria chegam para mim dizendo que querem ser frequentes nos conteúdos (desejo), mas não conseguem porque não sabem o que postar (dor).
Percebe que as minhas alunas são bem específicas no que querem e qual é o problema?
2. Estruturar o perfil para vender
Depois que identifica esse um desejo do cliente, já é possível organizar e estruturar o perfil para vender. E já pensando no longo prazo para ter um perfil que vende de forma independente.
Pois quando você começar a atrair os seus clientes para o seu perfil, eles já tem que entrar sabendo exatamente do que se trata o seu trabalho e principalmente qual é a sua transformação.
O seu perfil tem que estar pronto para receber as pessoas.
3. Conteúdos estratégicos
Com o perfil pronto para atrair e vender, agora é hora de postar conteúdos de forma estratégica. Direcionando bem a sua comunicação através da sua imagem, identidade visual, informação para atrair o seu cliente e conseguir fazer ele comprar de você no final.
Buscando aumentar o nível de consciência do seu trabalho para que ele perceba valor, gere desejo, que se conecte com você para gerar confiança e todo o processo da venda se torne mais leve e fácil.
Resumindo:
- Identificar pelo menos um dúvida específica
- Estruturar o perfil para vender
- Postar conteúdos estratégicos focado na dúvida
Simples não?
Quer ficar mais próxima de mim? Me acompanhe no Instagram
Se você não quer ficar criando os designs dos seus posts do zero, eu criei um pack com mais de 90 modelos de posts prontos no Canva para você apenas editar e postar. Esse Pack é 100% editável no Canva gratuito e é adaptável para qualquer nicho. Para adquirir o seu pack basta clicar aqui!