Como criar o design de posts para o Instagram do zero

Como criar o design de posts para o Instagram do zero

15 de março de 2024

Você decidiu que vai sentar para criar os conteúdos e na hora que foi sentar para começar se sentiu perdida por não saber como criar o design dos seus posts para o Instagram?

Se você passa por isso todas as vezes que vai criar os seus conteúdos, neste post eu vou compartilhar o que eu faço para criar os designs dos meus posts no Instagram.

1. Identidade visual

É muito importante que você tenha uma identidade visual definida na hora de criar os seus conteúdos. Porque quando você tem uma identidade visual para a sua marca, você não só poupa tempo de ficar pensando em que cores ou fontes usar, como combinar e etc.

Como também sabe que toda a sua identidade visual foi pensada de forma estratégica para você conseguir:

  1. Atrair os clientes certos
  2. Mostrar o real valor do seu trabalho
  3. Se destacar
  4. E vender mais

Além de construir um perfil profissional e atraente. Portanto se você não tem uma identidade visual definida para a sua marca ou não se sente confiante com o que você definiu para você, é muito importante buscar uma ajuda profissional para definir para você.

Para que assim você sinta tranquila e confiante que o visual da sua marca trará os resultados que deseja.

2. Referências

Eu sou uma designer e por trabalhar numa área criativa muitas pessoas tem o pensamento que eu nasci criativa ou que eu acordo todos os dias inspirada para criar.

Basta eu simplesmente sentar na cadeira que uma luz irá pairar sobre a minha cabeça e irei criar o design dos meus posts no Instagram.

E essa não é a realidade.

Por trabalhar por anos na área, eu sim consigo com um pouco mais de facilidade ter ideias de como criar o design dos posts para o Instagram. Mas essa facilidade que eu tenho hoje foi algo que eu precisei trabalhar por anos. Porque eu não nasci criativa e não tinha essa facilidade quando eu comecei.

E por mais que eu trabalhe com isso, não é todos os dias que eu estou me sentindo criativa. Por isso, e até mesmo independente de estar ou não, eu sempre busco antes de sair criando os conteúdos procurar por referências e aumentar o meu repertório.

Eu dedico alguns minutos para buscar e geralmente no Pinterest ideias de como criar o design dos posts.

E eu observo:

  1. O que mais me chamou atenção no design
  2. E como foi a feito

Exemplo:

Se o que mais me chamou atenção foi o título do post. Eu busco analisar o que tem de interessante naquele título. É o alinhamento? A forma como foi distribuído o título? Ou o que estava escrito?

Eu observo esses detalhes para que eu comece a treinar o meu olhar, aumentar o meu repertório e trabalhar no meu cérebro as ideias do que eu posso fazer.

3. Rascunhar (opcional)

Nem sempre eu faço isso, mas me ajuda bastante quando eu sinto que estou sobrecarregada de referências e não sei exatamente por onde começar.

Que é pegar um papel e lápis e rascunhar como eu quero criar o conteúdo.

Porque fica mais fácil de ir ajustando o design dos posts para o Instagram no papel do que ficar editando no Canva por exemplo.

Mas geralmente quando eu busco por referências, eu consigo visualizar na minha cabeça o que eu quero e como vou criar esse post. Por isso depois de buscar por referências, eu já parto para o Photoshop criar.

4. Criando o design do post

Neste momento quando eu sento para criar, eu já tenho uma ideia de como será o meu post. E de acordo com o meu planejamento de conteúdo, isso fica ainda mais claro.

Então se por exemplo eu defino que esse conteúdo será um carrossel, eu começo criando o arquivo no tamanho correto para o feed.

Depois eu vou para a capa, porque como designer o meu feed é o meu portfólio e eu gosto de dedicar um pouco mais de tempo para fazer um design mais caprichado para mostrar o meu trabalho.

Além de também conseguir visualizar como ficará o meu feed depois de postar o conteúdo. Para saber se esse conteúdo vai deixar o meu perfil atraente e não bagunçado.

Capa feita e satisfeita com o resultado no meu feed, eu termino de criar o restante do conteúdo do carrossel.

Como eu dedico mais tempo para a capa dos conteúdos, geralmente o restante do design do post eu busco fazer mais simples para não ficar presa naquele conteúdo e conseguir finalizar ele.

Assim que eu termino, eu salvo o design de forma que ele se torne um template para usar novamente em outro conteúdo e salvo para postar também.

Lembrando que você não precisa saber mexer no Photoshop para criar o design dos posts para o Instagram. O Canva é excelente e você também consegue criar os seus templates por lá para editar depois quando precisar.

5. Perfeccionismo

Eu tenho muita consciência de que sou uma pessoa perfeccionista e por ser assim, na maioria das vezes eu sempre fico insatisfeita com o design dos meus posts.

É bastante comum eu ter pensamentos de não estar bom suficiente com coisas que não são tão importantes assim e quando me pego sendo perfeccionista.

Eu paro na hora e busco postar o conteúdo do jeito que está. Porque o conteúdo não é feito para me agradar e sim para servir as pessoas que me acompanham.

E o que vejo como defeito para quem vai consumir o meu conteúdo é algo incrível. Que é bem provável que ela nem perceba esses defeitos no meu conteúdo.

Então muito cuidado se você deixa de postar o conteúdo porque não se sente satisfeita ou acha que não está bom suficiente.

Isso se chama perfeccionismo e esse perfeccionismo só vai atrasar os seus resultados se você permitir.

Posta o conteúdo e vai melhorando a sua habilidade de criar os seus conteúdos aos poucos.

E se você não quer ficar perdendo tempo criando os seus conteúdos do zero. Quer ter modelos prontos onde você edita apenas as cores, fotos, texto e já tem o conteúdo pronto para postar. O meu Pack Charming é perfeito para você!

São mais de 90 modelos para você escolher, editar e postar. E que vão te ajudar a deixar o seu perfil mais profissional e atraente.

Se você quer garantir o seu pack, basta clicar aqui para ver tudo o que você receberá e comprar.

Checklist para não se perder

E conseguir colocar em prática.

  1. Tenha uma identidade visual definida
  2. Busque por referências antes de criar
  3. Se ajudar, rascunhe o design do post
  4. Crie o design do post para o Instagram
  5. Cuidado com o perfeccionismo

Quer mais?

Neste post eu ensino como fazer um planejamento de conteúdo para o Instagram.

E você pode me acompanhar lá no Instagram e receber conteúdos diariamente relacionados ao visual da sua marca.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

serviços

Como posso te ajudar

  • Identidade Visual

    Identidade Visual

    Para você que sente que não consegue comunicar o que você deseja, não atrai os clientes certos ou não se identifica mais com o visual da sua marca.

    Leia mais
  • Insta Design

    Insta Design

    Para você que sente perdida em posicionar de forma estratégica no
    Instagram e não consegue ter um perfil padronizado e harmônico.

    Leia mais
  • Design de Posts

    Design de Posts

    Para você que sente perdida em posicionar de forma estratégica no
    Instagram e não consegue ter um perfil padronizado e harmônico.

    Leia mais
  • Débora Cavichioli

    Débora Cavichioli

    A Patrícia foi uma luz que Deus trouxe para perto de mim. Paguei muitos cursos nesta área para melhorar o meu posicionamento. Mas você foi a única que consegui ter uma conexão, e tudo em relação às minhas dificuldades e tudo está ficando mais claro. Sou muito acelerada e extremamente ansiosa, e estou me organizando a minha vida pessoal fique nos trilhos para que o resto seja colocado também. Gratidão por ser tão maravilhosa!

  • blog

    Conheça o blog

    Ver todos os posts