3 mudanças para deixar o seu Instagram mais atraente

3 mudanças para deixar o seu Instagram mais atraente

28 de agosto de 2020

Você sabe o impacto que tem quando você investe na estética do seu negócio e principalmente trabalha em deixar o seu Instagram mais atraente? Segundo a CrowdRiff que é uma plantaforma de marketing canadense, 43% dos consumidores são influenciados a comprar através das imagens que veem no Instagram.

E além da influencia para a compra, o visual também influencia no reconhecimento de marca. Ou seja, se você trabalhar com o Instagram mais atraente as chances das pessoas lembrarem do seu negócio são muito maiores.

Sendo assim, aqui vão 3 mudanças que você pode trabalhar no seu negócio no Instagram que vão te ajudar a ter um perfil mais atraente.

Este post é para você…

  1. Que não tem muita habilidade com o design, mas quer melhorar o visual do seu negócio
  2. Que quer ter um Instagram além de atraente, mais organizado e harmônico também

1. Paleta de cores e tipográfica

Para que você atinja os seus resultados com o seu negócio no Instagram e principalmente ter um Instagram mais atraente, é impossível fazer isso sem ter o mínimo de uma identidade visual.

E quando se trata de definir uma identidade visual, a primeira coisa que as pessoas associam e acham que precisam é de uma logo. Sendo que na verdade o que você precisa são: uma paleta de cores e uma paleta tipográfica. Com esses dois elementos definidos, já são o suficiente para você conseguir melhorar o visual do seu negócio no Instagram.

Só para você compreender o poder e a influência que tem uma cor. Segundo a Forbes, uma cor tem o poder de aumentar em 80% o reconhecimento da marca. Para ilustrar e você compreender melhor.

Quando você vê esse roxo, qual é a primeira marca que vem na sua cabeça?

Se você pensou na Nubank, você está correta.

Portanto, se você deseja o mesmo tipo de poder e influência com o seu negócio, comece definindo uma paleta de cores.

a paleta tipográfica se trata das fontes. Eu recomendo você escolher 1 fonte para títulos ou palavras que você queira usar para ter mais destaque. Como fontes manuscritas ou serif. E quando você tiver o objetivo de escrever um texto eu recomendo escolher mais 1 fonte, que no caso pode ser uma fonte sans serif ou até mesmo serif dependendo do estilo. Porque assim a leitura se torna mais agradável.

POST RELACIONADO: COMO CRIAR UMA IDENTIDADE VISUAL PARA O INSTAGRAM

2. Fotografia

A fotografia também é um elemento que faz parte da identidade visual, mas eu acho muito importante falar desse elemento a parte.

Porque eu vejo muitas empreendedoras desvalorizando muito o seu próprio negócio através da fotografia. São pessoas utilizando fotos de Google ou Pinterest, sem ter o direito autoral. Compartilham fotos que não estão nenhum pouco alinhadas a sua identidade visual e quando tiram a própria fotografia, não se preocupam em fazer uma boa foto.

Entenda o seguinte, você não precisa da câmera top do mercado, de um profissional se não puder investir ou de ter um mega conhecimento de fotografia. Se você se dedica em fazer o seu melhor na hora de fotografar ou encontrar uma imagem que esteja o mais próxima possível da sua identidade visual já é o suficiente.

Veja um pequeno exemplo.

Essa minha cliente queria postar uma foto de um prato que ela fez no café da manhã e queria algumas orientações. Na primeira fotografia que ela fez, na hora eu já percebi que a foto não estava interessante e também não se alinhava com os objetivos dela de ter um Instagram mais atraente.

Eu orientei ela apenas para alguns detalhes como o ângulo, a proximidade em relação ao objeto central da fotografia e mandei também para ela um link do Pinterest com referências.

Portanto como vocês podem ver pela segunda fotografia qual foi o resultado final depois dessas pequenas orientações. Ela usou o próprio celular, seguiu as minhas dicas e conseguiu uma foto muito mais atraente para o negócio dela no Instagram, mesmo sendo uma foto de bastidor.

Dicas para as suas fotografias

Agora que você compreende a importância da fotografia e que você também não precisa de muito para fazer uma boa foto. Aqui vão as minhas dicas:

  1. Se você pretende utilizar fotos feitas por outras pessoas, pegue de bancos de imagens gratuitos como o Unsplash, Pixabay, Pexels e Freepik.
  2. Ao usar fotos de banco de imagens selecione fotos que tenham cores mais similares possíveis da sua paleta de cores.
  3. Se você vai fazer as suas próprias fotos, se atente a composição da fotografia. Busque ter presente o máximo que você puder de coisas que também estejam alinhadas a sua paleta de cores.
  4. Sempre tire as suas fotos em ambientes bem ilumidados.
  5. Menos é mais, por isso evite de colocar muita coisa ou exagerar na edição depois.
  6. Veja referências antes de fazer as suas própria fotografias.

3. Templates

Não é só de fotografia que você irá compartilhar no Instagram, provavelmente você vai querer postar frases, infográficos, conteúdos mais escritos também correto?

Portanto não compartilhe imagens que você vê por aí de frases, informações e etc do Google ou do Pinterest. Isso passa a imagem de uma marca amadora e não confiável. Sendo assim, a terceira e última mudança que eu sugiro você a fazer é trabalhar com templates.

Porque quando você trabalha com templates (principalmente criados para o seu negócio) você está ajudando na sua produtividade na hora de produzir conteúdos, na organização e consistência visual. Por isso sempre tenha templates pré-prontos para todos os tipos de conteúdos que você compartilha no Instagram.

Você pode criar gratuitamente esses templates no Canva buscando sempre manter presente o que você definiu para a sua identidade visual (cores e fontes).

Se você não quer ficar criando os designs dos seus posts do zero, eu criei um pack com mais de 90 modelos de posts prontos no Canva para você apenas editar e postar. Esse Pack é 100% editável no Canva gratuito e é adaptável para qualquer nicho. Para adquirir o seu pack basta clicar aqui!

Resumo

Se você deseja ter um Instagram mais atraente, é importante você se atentar a consistência e padronização. Caso contrário todo esse seu trabalho será jogado no lixo e você não atingirá o seu objetivo de ter um negócio no Instagram mais atraente.

Sendo assim, definiu as cores e fontes, se atente em usar elas em 80% do que você compartilha no Instagram. As fotos sempre com o mesmo estilo e edição, e os mesmos templates. Pois o Instagram só se torna atraente com a consistência e padronização e não quando você muda esses elementos a cada conteúdo.

Quer ficar mais próxima de mim? Me acompanhe no Instagram

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

  1. Cibele Prokopas em 18 de junho de 2021

    Ótimas dicas, adorei….vou seguir as suas sugestões.

  2. Maria em 30 de junho de 2021

    Adorei o artigo! :))

  3. Mariana em 13 de outubro de 2021

    Ótimas dicas! Muito obrigado

  4. Jéssica Kelly Santos da Silva em 31 de outubro de 2021

    Muito bom seu artigo. Obrigada, você me ajudou muito.

  5. Fernanda em 1 de novembro de 2021

    Parabéns pelo artigo! Adorei.

  6. Elem em 7 de fevereiro de 2022

    Muito boas dicas

  7. Valdeci Gomes De Oliveira em 8 de agosto de 2022

    Que legal! Muito boas as dicas.

  8. Beto Ferrari em 7 de setembro de 2022

    Muito bom ! muita clareza e objetividade. Parabéns.

  9. Gislaine Ferreira da Silva rua em 14 de outubro de 2022

    olá, gostaria de orientação qnt a loja de cosméticos, que cada produto tem cores diferentes. como seria esse layout por favor ? obgda desde já.

    • Patrícia Gomes em 19 de outubro de 2022

      Busque trabalhar com fundos neutros para equilibrar com os seus produtos coloridos.

  10. Tayna Schuindt em 9 de janeiro de 2023

    Quando entro em um perfil no insta e esta organizado me da ate uma certa alegria, ver tudo padronizado, então fico imaginando o cliente vendo isso. Com certeza usar as fontes e imagens padronizadas deixa o perfil mais profissional e atrativo

  11. Sumaya em 19 de maio de 2023

    Muito obrigada por ajudar a quem realmente não entende nada de Instagram.
    Estou começando agora com essa ferramenta e confesso que não entendo nada.
    Mais quero deixar meu insta bem bonito,e vc me ajudou bastante.

serviços

Como posso te ajudar

  • Identidade Visual

    Identidade Visual

    Para você que sente que não consegue comunicar o que você deseja, não atrai os clientes certos ou não se identifica mais com o visual da sua marca.

    Leia mais
  • Insta Design

    Insta Design

    Para você que sente perdida em posicionar de forma estratégica no
    Instagram e não consegue ter um perfil padronizado e harmônico.

    Leia mais
  • Design de Posts

    Design de Posts

    Para você que sente perdida em posicionar de forma estratégica no
    Instagram e não consegue ter um perfil padronizado e harmônico.

    Leia mais
  • Débora Cavichioli

    Débora Cavichioli

    A Patrícia foi uma luz que Deus trouxe para perto de mim. Paguei muitos cursos nesta área para melhorar o meu posicionamento. Mas você foi a única que consegui ter uma conexão, e tudo em relação às minhas dificuldades e tudo está ficando mais claro. Sou muito acelerada e extremamente ansiosa, e estou me organizando a minha vida pessoal fique nos trilhos para que o resto seja colocado também. Gratidão por ser tão maravilhosa!

  • blog

    Conheça o blog

    Ver todos os posts