Você está insatisfeita com o visual do seu negócio no Instagram e quer deixar ele mais atraente para conseguir atrair mais clientes, transmitir aquilo que realmente deseja e consequentemente vender mais?
Se é por isso que você veio, neste post você encontrará um passo a passo simples para você mesma começar aplicar e conseguir alcançar esse objetivo. Então vamos começar?
Este post é para você que...
- Não tem condições de investir em um profissional para te ajudar
- Precisa fazer sozinha, mas não sabe por onde começar
- Não tem muita habilidade, mas quer aprender e aprimorar
Para um Instagram atraente é importante
Antes de irmos para as dicas, eu gostaria de deixar claro duas coisas que eu considero importante:
A primeira delas é que o que você define hoje para o seu negócio na parte visual, não significa que você ficará presa e engessada para sempre. Você define algo hoje, para que você possa começar da melhor forma possível e com o que você tem. Com o tempo você vai ajustando e aprimorando. Se depois de um tempo, o que você definiu não fizer mais sentido para o seu negócio, você tem toda liberdade para mudar. O erro está em ficar mudando o tempo todo ou em cada post.
RECOMENDADO: 5 ERROS QUE ACABAM COM O SEU FEED NO INSTAGRAM
Segundo, talvez a sua habilidade e olhar para o visual não seja um dos melhores hoje. Mas nada que com esforço, energia e treinando não fará de você uma pessoa super habilidosa com o visual do seu negócio. Até porquê esse investimento de tempo é o que fará você ter retorno e resultados com o seu negócio.
Terceiro e último, é que um Instagram atraente dá trabalho. Não adianta sonhar com o feed perfeito atraindo e fazendo as pessoas desejar o seu trabalho, sendo que você não quer trabalhar para isso. Tudo que é bonito e belo dá trabalho. É necessário esforço e energia, como mencionei anteriormente. Mas caso isso não seja prioridade para você e o seu negócio, está tudo bem. Só que se você vê valor nisso e deseja aplicar no seu negócio, saiba que vai dar trabalho e muito trabalho. Por isso, entre nessa preparada.
Com isso dito, vamos começar!
1. Defina uma paleta de cores
Essa sem dúvida nenhuma é uma das maiores dificuldades que eu recebo de clientes, no direct e caixa de perguntas também lá no Instagram. Caso você não saiba, mas eu voltei a criar conteúdos por lá também. Então não deixa de me seguir!
Mas não é algo tão difícil assim, na verdade é super fácil. O problema e a dificuldade vem pela falta de clareza que a maioria das empreendedoras tem em relação ao seu próprio negócio.
Para que assim você consiga saber qual será o melhor caminho, que no caso quais serão as melhores cores para o seu negócio. E assim conseguir definir com assertividade a sua paleta de cores.
Eu estou devendo tanto aqui como no Instagram, um post atualizado sobre assunto. Mas enquanto esse post não chega. Uma das formas que você pode começar para definir a sua paleta de cores é pesquisando referências no Pinterest.
Você pode analisar as paletas de cores com base no seu nicho ou naquilo que você quer transmitir e ver o que tem em comum se tratando de cores. Assim, você consegue ter uma ideia de quais cores trabalhar no seu negócio no Instagram.
Exemplo:
Suponhamos que você vende joias e quer transmitir elegância.
Veja o que o Pinterest mostra em relação a esse exemplo.
Percebe como tem muitas cores neutras, branco, um rose, dourado nesse exemplo?
Então, com essas referências você já consegue definir e escolher com assertividade a sua paleta de cores.
2. Defina uma paleta tipográfica
Paleta tipográfica, caso você não saiba, é uma paleta de fontes.
Sim. Uma paleta de fontes. Tanto as cores como as fontes andam junto se tratando da identidade visual e se nas cores muitas empreendedores erram em troca-las ou exagerar nos seus posts. Os erros que muitas empreendedoras cometem em relação as fontes são maiores ainda.
Mas isso fica de assunto para um outro post.
O que é importante você saber neste momento é que você também precisa definir uma paleta tipográfica para o seu negócio no Instagram para conseguir deixar mais atraente.
No caso, para as fontes eu recomendo você definir 2 fontes, onde uma é para títulos e uma outra para textos longos. Só tome cuidado ao escolher as fontes e não escolher fontes que dificultem a legibilidade do seu público.
Caso você não possa fazer uma identidade visual personalizada, você pode estar definindo as suas fontes da mesma forma que foi trabalhado nas cores. Que é buscando por referências.
Exemplo:
Seguindo o mesmo modelo de negócio de joias que quer transmitir elegância.
Veja os exemplos que o Pinterest mostra.
Analise quais são os tipos de fontes utilizados para o seu nicho e o que quer transmitir. Assim você conseguirá definir a sua paleta tipográfica.
3. Seja consistente
Por último e não menos importante, seja consistente com essas cores e fontes em todos os seus posts ou sempre que for possível.
Eu falo tanto para as minhas alunas, como para as minhas clientes que o que faz um Instagram ser atraente é a consistência e padronização dos elementos visuais. Quanto mais consistente e padronizado for, mais atraente e harmônico será o seu negócio no Instagram.
E existirá momentos onde não será possível manter esse padrão. Quando isso acontecer, não precisa surtar, está tudo bem. Entenda que esses momentos precisam ser exceções e não a regra. Quando os elementos visuais, que no caso são as cores e as fontes não são da sua identidade visual e você faz disso a regra. É aí que você terá um feed bagunçado, amador e desorganizado.
Sendo assim, reserve esses momentos para momentos de exceções. No geral as cores e fontes que você definir tem que representar 80% do visual do seu negócio no Instagram. Os outros 20% fica para as exceções. E com isso você conseguirá manter e alcançar o seu objetivo.
Resumo
Muito simples, certo? No momento que você define uma paleta de cores e fontes e repete isso em cada post. É quando você conseguirá ter o seu negócio no Instagram atraente. Não é necessário inventar, complicar ou enfeitar.
O simples e básico bem feito já da resultado e transforma e muito.
Por isso comece desde já aplicar e não esqueça de compartilhar comigo esse seu processo.
Quer ficar mais próxima de mim? Me acompanhe no Instagram
Se você não quer ficar criando os designs dos seus posts do zero, eu criei um pack com mais de 90 modelos de posts prontos no Canva para você apenas editar e postar. Esse Pack é 100% editável no Canva gratuito e é adaptável para qualquer nicho. Para adquirir o seu pack basta clicar aqui!